quarta-feira, 22 de junho de 2011

ATIVIDADES DINÂMICAS PARA SALA DE AULA - Supervisora Débora Lidório

ATIVIDADES DINÂMICAS PARA SALA DE AULA

PALAVRA SURPRESA   

IDADE = 9 a 12 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE

O professor deve colocar um aluno para fora da sala. Os que permanecerem vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata), depois que todos souberem qual é a palavra o aluno que estava fora da sala deve entrar e fazer perguntas aos colegas para poder adivinhar qual a palavra escolhida, porém, os alunos só poderão responder "sim ou não". O aluno ganhará um ponto se acertar a palavra e retornará ao seu lugar se após 3 tentativas ele não descobrir a palavra secreta. OBS: Se a classe for muito numerosa o aluno só poderá perguntar uma vez para cada aluno, mas se a classe for pequena o professor deve conduzir o final das perguntas.



OBJETIVOS:

- Integração do grupo;

- Imaginação;

- Concentração;

- Habilidade em memorizar dados;

- Capacidade de dedução.


PALAVRA CHAVE

IDADE = 3 a 6 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE

O professor deverá falar uma palavra chave, ele contará uma história, todas as vezes que está palavra for dita as crianças deverão bater palmas ou outro som a ser determinado pelo condutor.

OBJETIVOS:

- Integrar a sala;

- Atenção;

- Percepção auditiva;

- Lingüagem oral.


SACO SURPRESA


IDADE = De 6 a 8 anos


MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.


ATIVIDADE

O professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm e dento deles escrever em letras grandes os encontros consonantais: bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e colocá-los em um saco. O professor irá passar o saco e cada criança deverá pegar um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca um ponto, se erra não marcará nada.


OBJETIVOS:

- Integrar a sala;

- Atenção;

- Percepção auditiva;

- Percepção visual;

- Imaginação;

- Aquisição de lingüagem.


PALAVRAS ESCONDIDAS


IDADE = 5 a 7 anos


MATERIAL = Nenhum


ATIVIDADE

O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:

MAMÃO - MÃO

CARVALHO - ALHO

METALÚRGICO - METAL.

O professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem, para os alunos que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.


OBJETIVOS:

- Integrar a sala;

- Percepção auditiva;

- Atenção;

- Análise.

PALAVRAS NA SEQÜÊNCIA


IDADE = 6 a 10 anos


MATERIAL = Nenhum


ATIVIDADE

As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um e assim consequentemente, elas não podem alterar a ordem da palavras e nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim para retornar.


OBJETIVOS:

- Integrar o grupo;

- Atenção;

- Memorização;

- Percepção auditiva;

- Seqüência.


PALAVRAS PROIBIDAS


IDADE = 9 a 12 anos


MATERIAL = Nenhum


ATIVIDADE

O professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas que será: não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser interrogado pelos demais colegas, que irão fazer perguntas que induzirá a criança interrogada a falar as palavras proibidas, quando este errar deverá pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.


OBJETIVOs

- Integração do grupo;

- Atenção;

- Observação;

- Elaboração de perguntas;

- Raciocínio;

- Percepção auditiva;

- Pensamento crítico;

- Aquisição de linguagem.

2 comentários: