segunda-feira, 17 de outubro de 2011

COMO ESTUDAR E APRENDER MELHOR - PARA PROFESSORES, PAIS E ALUNOS

ESTUDAR – APRENDER



Estudar significa aplicar a inteligência (capacidade de compreender) para aprenderA aprendizagem acontece quando a pessoa compreende, entende logicamente um determinado fato.


Um estudo adequado contribui para a formação de uma pessoa quando se torna significativo, quando os novos conhecimentos e informações são assimilados e integrados ao conjunto de conhecimentos já existentes, podendo ser utilizados em outras situações.
Existem fatores que contribuem para a questão estudo/aprendizagem:
 Fatores internos: MOTIVAÇÃO – disposição física e psíquica.
 Fatores externos: ASPECTOS ORGANIZACIONAIS.
Mas como se aprende a estudar?Estudar se aprende estudando, praticando, até formar um hábito. Isso requer motivação, força de vontade e disciplina pessoal. As considerações a seguir têm por objetivo apresentar algumas atitudes que auxiliem na formação de hábito de estudo favorecendo a aprendizagem.

ATENÇÃO
A aula e/ou estudo é um momento importantíssimo em todo o processo. Procure ficar atento, concentrar sua atenção nas explicações e/ou proposta de atividade do educador. A atenção depende do interesse, da motivação (disposição interior que nos impulsiona a adotar um determinado comportamento) e  disponibilidade dos sentidos. Estando o interesse canalizado, os sentidos devem ser colocados em prontidão. Trata-se da disponibilidade dos sentidos. Comece pela posição do sentar – sua posição revela a vontade de aprender. Em seguida concentre-se a visão e a audição, colocando todos os sentidos em disponibilidade para que captem o maior número de informações.

ANOTAÇÃO
Na aula procure anotar o maior número de ideias básicas, as informações fundamentais, os dados relevantes no seu caderno ou fichário. È necessário que se obtenha agilidade para escrever (utilize abreviaturas e/ou sinais gráficos). No momento dedicado ao estudo (em casa) você poderá organizar melhor as anotações feitas em sala. (Fazer anotações também se aprende fazendo – Não adianta ficar copiando dos amigos porque cada um desenvolverá o seu próprio jeito de aprender – se precisar somente compare as anotações). As anotações devem seguir como fonte de estudos.

ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO
Tempo: A partir de uma organização pessoal estabeleça um horário de estudo em casa. Um quadro-horário poderá prever a distribuição das atividades. Portanto, procure nesse período:
 Retomar os temas tratados em sala de aula através das suas anotações, livros, etc.;
 Fazer as atividades agendadas em classe (trabalhos e/ou deveres de casa);
 Preparação para os trabalhos a ser realizados e apresentados em breve.


BONS ESTUDOS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário