quarta-feira, 18 de abril de 2012

PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ANUAL


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – VERDELÂNDIA/MG - 2012

Planejamento Anual  de Linguagem – 1º Período Bimestre Eixo Objetivos Conteúdo Estratégias Avaliação 1º Linguagem Oral e Escrita Desenvolver vocabulário;Ampliar coordenação motora;Conhecer sinais e símbolos,Identificar o pré  nome e a primeira letra do nome; Lista de combinados;Diversos portadores de texto ( revistas, jornais, livros de literatura infantil, catálogos, etc.)Trabalhar símbolos;Placas de Trânsito,Sinais com a mão e corpo;Placas indicativas;Trabalhar com rótulos;Trabalho com o pré nome;Identificação da 1º letra do nome.


Trabalhar com as letras do alfabeto maiúscula de imprensa;Psicomotricidade Fazer rodinha de conversa;Ter em sala de aula a caixa com revistas, jornais, catálogos, livros de histórias, para o trabalho de recorte e compreensão da valorização escrita.Solicitar aos alunos que tragam embalagens e selecioná-las de acordo com suas características;Fazer ficha com o nome, explorar a primeira letra do nome explorando no coletivo.Trabalhar com alfabeto móvel, de parede, letra vasada, cartazes, músicas, vídeos,...Brincadeiras e danças; ( morto vivo, coelhinho sai da toca, etc... Participação e interesse dos alunos,Correção das atividades,
2º Linguagem Oral e Escrita Ampliar coordenação motora;Conhecer sinais e símbolos,Identificar o nome e a primeira letra do nome;Desenvolver a oralidade Rever combinados;Diversos portadores de textos;Trabalhar símbolos;Masculino e feminino;Pré nome;Alfabeto;

Psicomotricidade:Fazer rodinha de conversa;Reconto de livros;Ter em sala de aula a caixa com revistas, jornais, catálogos, livros de histórias, para o trabalho de recorte e compreensão da valorização escrita.Trabalhar com alfabeto móvel, de parede, letra vasada, cartazes, músicas, vídeos,...Brincadeiras e danças; ( morto vivo, coelhinho sai da toca, etc... Participação e interesse dos alunos,Correção das atividades,

3º Linguagem Oral e Escrita Conhecer e valorizar a cultura escrita;Conhecer o alfabeto;
Escutar com atenção e compreensão;                                                                      
Rever combinados;Diversos portadores de textos;Trabalho com rótulos Traçar letras;  Apresentar o nome próprio completo;Apresentar o alfabeto e outros tipos de letra;Psicomotricidade; Fazer rodinha de conversa;Reconto de livros;Ter em sala de aula a caixa com revistas,Utilizar os textos para conhecimento das letras;Brincadeiras Qual é a sua letra?, cabra cega, com as letras do alfabeto. Participação e interesse dos alunos,Correção das atividades,
4º Linguagem Oral e Escrita. Conhecer e valorizar a cultura escrita;Conhecer o alfabeto;
Diversos portadores de textos;Traçado do nome próprio;Trabalho com alfabeto;Traçar letras do alfabeto;Trabalho com textos curtos;Psicomotricidade; Fazer rodinha de conversa;Reconto de livros;Ter em sala de aula a caixa com revistas,
Participação e interesse dos alunos,Correção das atividades,




Nenhum comentário:

Postar um comentário